Secretaria Geral

Governo vai assinar mais três Pactos Setoriais para a Competitividade e Internacionalização

Governo vai assinar mais três Pactos Setoriais para a Competitividade e Internacionalização

O Ministério da Economia e três Clusters vão assinar esta quarta-feira, em Leiria, Pactos Setoriais para a Competitividade e Internacionalização, numa cerimónia que é presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa, e na qual participará o Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira.

Na Nerlei, Associação Empresarial da Região de Leiria, serão assinados Pactos com o Cluster Automóvel, Engineering & Tooling Cluster e Produtech - Tecnologias de Produção.

A fileira automóvel é responsável por mais de 75 mil postos de trabalho e 13 mil milhões de euros de volume de negócios, do qual 98% são exportações.

No setor de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos contabilizam-se mais de 100 mil postos de trabalho e 12 mil milhões de euros de volume de negócios, exportando mais de 90% da produção de moldes, para mais de 80 países.

A nível das Tecnologias de Produção contam-se 127 mil postos de trabalho, 11 mil milhões de euros de volume de negócios e 3 mil milhões de euros em exportações.

Estes Pactos têm como objetivo mobilizar a sociedade civil para uma estratégia e missão comuns, associadas às dinâmicas de trabalho em rede, indutoras do desenvolvimento de iniciativas colaborativas orientadas para a concretização de objetivos comuns.

Em 26 de março, em Lisboa, foram assinados Pactos Setoriais para a Competitividade e Internacionalização com o Portuguese AgroFood Cluster, a Health Cluster Portugal e com Cluster AEC-Arquitetura, Engenharia e Construção.

No âmbito do Programa Interface, lançado em 2017, Governo reconheceu clusters de competitividade de vários setores. Estas plataformas agregadoras de conhecimento e competências assumem hoje um papel central na política industrial e na economia portuguesa e têm contribuído de forma notável para o reforço da competitividade do país.

Fonte: Portal do Governo

2019-04-09

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030