Secretaria Geral

Guia prático sobre direitos das pessoas com deficiência visa promover autonomia e inclusão deste grupo de cidadãos

Guia prático sobre direitos das pessoas com deficiência visa promover autonomia e inclusão deste gru

Os Secretários de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro e da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, apresentam as medidas Simplex+ Guia Prático: Os Direitos das Pessoas com Deficiência em Portugal e Acessibilidade e Usabilidade Garantida para Todos, às 15 horas, em Matosinhos.
 
Guia Prático: Os Direitos das Pessoas com Deficiência em Portugal é um e-book que reúne informação de várias áreas de interesse e respetivos serviços públicos em Portugal, tendo como meta promover a autonomia e a cidadania das pessoas com deficiência, facilitando a sua tomada de decisão e a promoção da inclusão na sociedade.
 
Informação sobre apoios sociais, medidas de apoio ao emprego e formação profissional, benefícios sociais e fiscais e esclarecimentos práticos sobre a rede de Balcões da Inclusão e sobre a forma de solicitar um Atestado Médico de Incapacidade Multiuso são algumas das valências constantes no Guia.
 
Este e-book é ainda um instrumento formativo, já que esclarece sobre terminologias corretas a adotar, contribuindo para apoiar as pessoas com deficiência na concretização dos seus direitos e na sinalização de práticas de discriminação em razão da deficiência.
 
Acessibilidade e Usabilidade Garantida para Todos
 
Também com o objetivo de promover o pleno exercício dos direitos fundamentais das pessoas com deficiência ou incapacidade, Acessibilidade e Usabilidade Garantida para Todos é outra medida Simplex+.
 
Desenvolvida pela Agência para a Modernização Administrativa, Acessibilidade e Usabilidade Garantida para Todos implica desenvolver alterações nos sites da Administração Pública para a sua plena utilização pelas pessoas com deficiência ou incapacidade, permitindo a sua interação direta e autónoma com os serviços públicos.
 
Esta medida está englobada na iniciativa Informação +Acessível, inserindo-se no cumprimento da Diretiva Europeia Acessibilidade dos Sítios Web e das Aplicações Móveis de Organismos do Setor Público.
 
As medidas Simplex+ Guia Prático: Os Direitos das Pessoas com Deficiência em Portugal e Acessibilidade e Usabilidade Garantida para Todos foram desenvolvidas pelas áreas de governação da Presidência e Modernização Administrativa, Finanças, Justiça, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Educação, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e Saúde.

in Portal do Governo

2019-07-31

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030