Secretaria Geral

«Hoje celebramos um marco histórico na área da ciência e tecnologia entre Portugal e Espanha»

«Hoje celebramos um marco histórico na área da ciência e tecnologia entre Portugal e Espanha»

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e a sua homóloga espanhola, Diana Morant, formalizaram um avanço significativo nas áreas da ciência e inovação, durante a XXXIII Cimeira Luso-Espanhola, cujo tema foi a inovação.

Elvira Fortunato disse que «hoje celebramos não só um dia histórico, mas acima de tudo um marco na área da Ciência e Tecnologia entre Portugal e Espanha».

Ambas as Ministras assinaram três Memorandos de Entendimento (MoU’s) que contribuem para a criação de soluções e respostas aos desafios económicos e sociais colocados pela transição energética e digital.

Os três MoU’s são fundamentais para reforçar a autonomia estratégica da Europa no que diz respeito à energia e digitalização.

Um dos acordos prevê a criação e desenvolvimento do Centro Ibérico de Investigação de Armazenamento de Energia (CIIAE) localizado na Comunidade Autónoma da Extremadura.

O CIIAE contribuirá para a gestão das produções de energia verde, a investigação em matéria de armazenamento de energia e o desenvolvimento de atividades de I+D+I destinadas a responder aos desafios tecnológicos e científicos associados à gestão das energias renováveis, especificamente no desenvolvimento de materiais e sistemas de armazenamento de energia térmica e eletroquímica, geração, transporte e aplicações industriais de hidrogénio e outros gases renováveis.

Elvira Fortunato e Diana Morant assinaram um Memorando de Entendimento relativo ao desenvolvimento da Constelação de Satélites de Observação da Terra (Constelação Atlântica) composta por um número estimado de 12-16 satélites (6 a 8 de cada país), de forma a fornecer dados de observação da terra com elevada resolução espacial e temporal.

Isso irá permitir a monitorização dos territórios para uma abordagem conjunta sobre temas críticos, como a monitorização da biomassa, ordenamento do território e cadastro dinâmico, a prevenção de fogos, monitorização da agricultura e recursos hídricos, assim como a monitorização do nosso vasto território Atlântico, no seu tráfego e nos seus recursos.

Foi ainda assinado um acordo para reforçar a colaboração na área da estratégia conjunta da microeletrónica e semicondutores, em colaboração com os Ministério da Economia de ambos os países, tendo em conta a procura crescente de semicondutores em setores-chave como a indústria automóvel ou mesmo os eletrodomésticos e a necessidade de acelerar a autonomia no fabrico de circuitos integrados para dotar a Península Ibérica de um polo de investigação e produção de circuitos integrados.


in
Portal do Governo

2022-11-04

 

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030