Secretaria Geral

Inauguração do novo laboratório dedicado às tecnologias da Indústria 4.0

Inauguração do novo laboratório dedicado às tecnologias da Indústria 4.0

O Secretário de Estado da Economia, João Neves, vai presidir, hoje, dia 28 de maio, no Porto, à inauguração do iilab (Industry and Innovation Lab) o novo laboratório do INESC TEC dedicado às Tecnologias Avançadas de Produção, em particular da Indústria 4.0.

O iilab será apresentado no âmbito da iniciativa Demonstrador Tecnológico "Tecnologias de Produção e Sistemas Ciber-físicos", promovida pela Agência Nacional de Inovação (ANI).

O laboratório, já equipado com 12 robôs, será um espaço de experimentação de tecnologias avançadas especialmente dedicado às empresas industriais que utilizam e desenvolvem tecnologias avançadas de produção.

O novo laboratório representa um investimento superior a um milhão de euros provenientes de projetos nacionais com financiamento ao abrigo do programa Portugal 2020 – cerca de 700 mil euros -, projetos de financiamento europeu – aproximadamente 300 mil euros – e prestações de serviço a empresas – cerca de 300 mil euros.

O evento contará, ainda, com as participações do Presidente da ANI, Eduardo Maldonado, e do Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC, José Manuel Mendonça.

A ANI tem o seu capital subscrito em partes iguais pelo Ministério da Economia, através do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação (50%), e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia (50%).

O INESC TEC é o Centro de Interface Tecnológico, reconhecido pelo Ministério da Economia, promovendo a aproximação entre a ciência, a tecnologia e a economia.

Fonte: Portal do Governo

2019-05-27

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030