Secretaria Geral

Indústrias criativas são «fator de aceleração e crescimento» económico no País

Indústrias criativas são «fator de aceleração e crescimento» económico no País

O Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, afirmou que o Governo tem identificado as indústrias criativas como «um fator de aceleração e crescimento» da atividade económica no País, acrescentando que Portugal tem condições para atrair talento.

Durante a sessão de abertura do evento «Trojan Horse was a Unicorn», a decorrer entre segunda e sexta-feira, em Grândola, Pedro Siza Vieira disse também que Portugal deve, contudo, «melhorar o ecossistema», no sentido de potencializar o País «como um centro de sinergias criativas»:

«Nos últimos anos conseguiu captar 152 projetos para Portugal, com o investimento de 124 milhões de euros, que financiámos, através do fundo de turismo e cinema, em cerca de 38 milhões de euros».

 Programa de apoio à produção cinematográfica

 O Ministro recordou ainda, na sua intervenção, o programa de apoio à produção cinematográfica - lançado há alguns anos - e que tem permitido ocupar atores, pessoas da produção em um conjunto de produções internacionais.

Para Pedro Siza vieira, «uma economia mais criativa», mais «assente no conhecimento» e «na criatividade, pode gerar mais diferenciação internacional e mais capacidade de criar prosperidade à nossa população».

o Ministro lembrou ainda que o Programa Garantir Cultura já apoiou cerca de 600 projetos em várias áreas, com 30 milhões de euros já pagos a produtores culturais, salas de espetáculos, o que permitiu, no arranque da atividade económica, que as produções continuassem a trabalhar.

«Entretenimento digital é um dos mais capazes de gerar emprego»

Também presente na sessão de abertura do «Trojan Horse was a Unicorn», a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, lembrou que o setor do entretenimento digital é um dos mais capazes de gerar emprego:

«É um setor com um enorme impacto positivo, no setor artístico e cultural, em todas a suas dimensões, da música ao audiovisual, da ilustração, da animação… E um setor que gera muitas oportunidades trabalho», indicou.

Graça Fonseca disse ainda que Portugal tem atualmente um «conjunto de alavancas financeiras» capazes de fortalecer o setor e projetar o País a nível internacional através do «Trojan Horse was a Unicorn».

Projeto «Trojan Horse was a Unicorn»

O evento principal do «Trojan Horse was a Unicorn» tem como objetivo captar talentos e recrutamento para várias empresas associadas a este setor como, por exemplo, a Walt Disney Animation Studios, a Lego, a Netflix ou até a Sony.

As edições anteriores tiveram a presença dos responsáveis pela produção de filmes de animação como «Spider-Man: Into the Spider-Verse», vencedor do Óscar de Melhor Filme de Animação em 2019.

O projeto - fundado em Portugal em 2013, e que decorreu até 2017 - visa ajudar a impulsionar a indústria do entretenimento digital através de um «conjunto de eventos e iniciativas focadas no talento criativo e nos grandes investidores».

in Portal do Governo

2021-09-21


 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030