Secretaria Geral

Investimento e exportações aceleram crescimento do PIB

Investimento e exportações aceleram crescimento do PIB

O crescimento do Produto Interno Bruto acelerou no primeiro trimestre de 2019 face ao final de 2018 sustentado pelo investimento e pelas exportações.

Em comunicado, o gabinete do Ministro das Finanças refere que «o peso do investimento e das exportações atinge os 68% pela primeira vez» e acrescente que «este é o crescimento da economia portuguesa mais sustentável desde 1995».

«Em termos reais, o crescimento foi de 1,8% face ao trimestre homólogo e 0,5% face ao trimestre anterior, uma aceleração face ao crescimento registado no quarto trimestre de 2018, de 1,7% e 0,4% em termos homólogos e em cadeia, respetivamente», pode ler-se.

O comunicado destaca ainda o crescimento expressivo da procura interna, que aumentou 4,7% em termos homólogos, naquela que foi «a progressão mais significativa deste século».

Relativamente ao investimento, a aceleração registou uma taxa de variação homóloga de 17,8% (7,4% no trimestre anterior) e atingiu o valor mais alto, em termos reais, desde 2010.

«Estes dados traduzem o amento da confiança na evolução da economia portuguesa» e «a evolução positiva do consumo privado».

O comunicado destaca ainda a recuperação das exportações, referindo que «é um sinal da capacidade de resposta das empresas portuguesas às dificuldades que as incertezas a nível global têm colocado no comercio mundial».

Por último, é também sublinhado a progressão do emprego, com mais 70 mil pessoas a trabalhar no primeiro trimestre de 2019 face ao mesmo trimestre de 2018. «Trata-se de uma evolução muito positiva, associada à acentuada redução de desemprego que se tem verificado, e que trouxe a taxa de desemprego para 6,8% no primeiro trimestre do ano».

in Portal do Governo

2019-05-31

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030