Secretaria Geral

Lançado centro de competências em compras públicas de inovação

Lançado centro de competência em compras públicas de inovação


O primeiro Centro de Competências em Compras Públicas de Inovação em Portugal, que vai disponibilizar serviços para capacitar compradores e fornecedores públicos de inovação, foi apresentado em Lisboa.

O Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, afirmou que «as Compras Públicas de Inovação são, cada vez mais, um meio estratégico para responder aos desafios da sociedade, desde a sustentabilidade ambiental à saúde, para fomentar a competitividade através da inovação e de investigação e desenvolvimento, e para o cumprimento dos compromissos internacionais assumidos».

«A implementação do centro de competências, com a integração de conhecimentos específicos relativos aos processos de contratação pública, permitirá melhorar e modernizar os serviços públicos, apoiando simultaneamente o setor empresarial e facilitando o encontro de soluções de inovação que correspondam aos desafios do presente e do futuro, de forma mais inteligente e resiliente», acrescentou João Neves.

O Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, disse que o centro é «um instrumento prático essencial para a capacitação das entidades públicas, não apenas enquanto compradores, mas também enquanto fornecedores de inovação».

«Sendo certo que, também na área das compras públicas, o caminho passa pela inovação, e estando criadas as condições ao nível das medidas de contratação pública previstas na lei, é imperativo que tal avanço legislativo seja acompanhado pela devida formação e capacitação das entidades públicas, de modo a que melhor possam compreender estes mecanismos e, por essa via, abrir portas para que as entidades públicas optem pelas Compras Públicas de Inovação, sempre que essa solução seja a mais adequada à compra pública pretendida», acrescentou.

Jorge Delgado disse-se confiante «que o trabalho deste Centro de Competências em Compras Públicas de Inovação terá um impacto relevante no mercado das compras públicas em Portugal, dotando-o de soluções mais inovadoras, mais adequadas e, esperemos, mais eficientes».

O lançamento do Centro de Compras Públicas de Inovação Português vem suprir a carência de uma abordagem estruturada para a capacitação em Compras Públicas de Inovação em todo o País, disponibilizando serviços que facilitarão o conhecimento a todas as entidades adjudicantes públicas e atuando para melhorar a condições de mercado e para aproximar a oferta e a procura. 

O valor das Compras Públicas de Inovação em Portugal situa-se entre os 635 milhões e os 1,3 mil milhões de euros por ano. Portugal é, por isso, um dos países da Europa com maior margem de progresso em políticas públicas favoráveis às Compras Públicas de Inovação.

in Portal do Governo

2021-10-13

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030