Secretaria Geral

Número de concelhos em risco elevado ou muito elevado sobe para 90

Número de concelhos em risco elevado ou muito elevado sobe para 90

A Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, afirmou que o número de concelhos do território continental de Portugal em risco elevado ou muito elevado subiu para 90 durante a última semana.

Na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, a Ministra salientou que existem agora 47 concelhos em situação de risco muito elevado (eram 33 na semana anterior), 43 concelhos em situação de risco elevado (eram 27 na semana anterior) e 30 concelhos em situação de alerta (eram 34 na semana anterior).

Mariana Vieira da Silva adiantou que na última semana a incidência cresceu para 346,5 casos por 100 mil habitantes a 14 dias, com um índice de transmissão de 1,15.

A Ministra referiu que o índice de transmissão está ligeiramente mais baixo do que na semana anterior o que pode antecipar um abrandamento do crescimento da pandemia, «mas o País está ainda na zona vermelha da matriz de risco».

«Continuamos numa corrida contra o tempo entre o processo de vacinação e a evolução da pandemia. A situação exige cuidados e todos sabemos o que temos de fazer», disse Mariana Vieira da Silva, reiterando a importância do processo de testagem, identificação de positivos e isolamento para garantir a quebra das cadeias de transmissão.

Mariana Vieira da Silva disse ainda que haverá uma reunião com especialistas no Infarmed a 27 de julho, pelo que até lá não serão tomadas novas decisões. Contudo, relembrou que as medidas tomadas na semana anterior, como a exigência de comprovativo de teste negativo ou vacinação nos alojamentos turísticos ou para permanência no interior dos restaurantes, estão agora em vigor num total de 90 concelhos em vez dos 60 da semana anterior.


in Portal do Governo

2021-07-15

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030