Secretaria Geral

Plano Reativar Turismo já foi executado em um terço

Plano Reativar Turismo já foi executado em um terço

A Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, disse que o plano Reativar o Turismo Construir o Futuro tem uma execução de 2,1 mil milhões de euros, de um total de seis mil milhões de euros, correspondendo a mais de um terço, num almoço-debate do International Club of Portugal.

Rita Marques, recordou que o plano Reativar o Turismo, lançado em maio de 2021, tem como objetivo ultrapassar os 27 mil milhões de euros de receitas turísticas em 2027.

A Secretária de Estado anunciou que o Governo está a preparar um «dashboard público para mostrar aquilo que foi feito», que «será lançado até julho, com um sistema de controlo interno, que mostra a todos os interessados do setor aquilo que foi feito, aquilo que falta fazer».

O plano foi lançado em maio de 2021 e do total de 6 112,24 milhões de euros de investimento previsto, sendo a maior fatia, de 4075 milhões de euros, assegurada pelo Banco Português do Fomento, com 3000 milhões de euros para apoios às empresas (com vista à preservação do potencial produtivo e do emprego) e 1075 milhões para o seu financiamento.

Os objetivos centrais são «promover um turismo ao longo de todo o ano e em todo o território, através do apoio ao investimento, da capacitação das empresas, da qualificação dos recursos humanos e da aposta na acessibilidade aérea e na mobilidade sustentável, áreas fundamentais para incentivar a competitividade do destino».

Rita Marques salientou que desde março deste ano foram ultrapassadas as receitas turísticas observadas em 2019, afirmando que o Governo tem como objetivo chegar ao final de 2022 com uma receita turística «idêntica ou ligeiramente superior à de 2019».

A Secretária de Estado assinalou ainda que Portugal «já não é um destino barato», sendo «o segundo país que tem uma receita média de turística mais elevada da Europa, tendo em conta a paridade do poder de compra».


in Portal do Governo

2022-06-21

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030