Secretaria Geral

Portugal com «ecossistema muito positivo para a existência e proliferação de ‘startups’»

Portugal com «ecossistema muito positivo para a existência e proliferação de ‘startups’»

«Fomos capazes, ao longo dos últimos anos, de criar um ecossistema muito positivo para a existência e para a proliferação de ‘startups’», afirmou o Secretário de Estado da Defesa do Consumidor João Torres, em declarações à agência Lusa, na Lisbon Investment Summit. Este é um dos maiores encontros, a nível nacional, na área do empreendedorismo.

O Secretário de Estado sublinhou: «Eventos como este simbolizam a capacidade dos portugueses, em geral, de afirmar Portugal como uma grande centralidade no mundo dos novos negócios que abraçam os desafios da economia do presente, mas também do futuro».

«Nos últimos três a quatro anos, os portugueses têm surgido com mais força e intensidade, ajudando muito a que o Governo possa apresentar indicadores positivos, do ponto de vista do desenvolvimento económico do País», acrescentou João Torres.

O Secretário de Estado realçou também a «grande capacidade empreendedora» dos portugueses, lembrando a sua reinvenção ao longo da História.

Investimento sustentado nas tecnologias de informação

«Ao receber também a Web Summit [um dos maiores encontros, a nível mundial, na área das tecnologias de informação] em Portugal, que irá - pelo menos - até 2028, significa que o investimento que o País está disponível para fazer, na criação e no fomento deste ecossistema, é muito sério e comprometido», disse ainda João Torres.

Sobre os desafios que se colocam a Portugal nas áreas da economia digital e circular, o Secretário de Estado referiu: «Estas são hoje matérias de grande relevância, senão os dois temas fundamentais com os quais a União Europeia se confrontará nos próximos anos».

«Nestas áreas, mas igualmente em muitas outras, surgiram em Portugal, por vezes de forma até inesperada, ‘startups’ e também investidores que têm desempenhado um papel fundamental, porque confiam nas ideias de negócio», sublinhou João Torres.

E acrescentou: «Este movimento tem ajudado a alavancar a economia de uma forma absolutamente notável, e isso tem contribuído para que Portugal, nos últimos três anos, tenha crescido em convergência com a média europeia».

«Penso que isto é um motivo de satisfação e de orgulho para todas as portuguesas e portugueses», concluiu.

in Portal do Governo

2019-06-06

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030