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Portugal pioneiro na certificação digital

Portugal pioneiro na certificação digital

Aumentar a confiança, a segurança, a privacidade e a acessibilidade entre os cidadãos e as empresas é o princípio do Modelo Nacional de Certificação da Maturidade Digital discutido no evento organizado no dia 15 de dezembro pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda e a Estrutura de Missão Portugal Digital.

Contando com a presença do Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e da Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, o evento demonstrou como os selos de maturidade digital promovem ganhos de eficiência nas organizações que certificam, melhoram a relação com os seus consumidores e impulsionam a transição digital das empresas.

No encerramento, o Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, salientou o alinhamento desta iniciativa com o plano de ação para a Transição digital, na medida que certifica a maturidade digital do nosso setor empresarial induzindo confiança nas várias dimensões associadas ao digital.
 
A atribuição dos selos de maturidade digital é uma das medidas que consta do Plano de Recuperação e Resiliência e um dos catalisadores do Plano de Ação para a Transição Digital do país, reconhecendo a adoção de soluções e práticas digitais nas instituições e empresas nacionais.

Do combate ao cibercrime à dinamização da competitividade do tecido empresarial português, esta certificação digital inclui quatro dimensões: sustentabilidade, cibersegurança, privacidade e acessibilidade. Para além disso, reconhece, via a emissão de selos, três níveis de maturidade digital: bronze, prata e ouro, de acordo com os requisitos do Instituto Português de Qualidade (IPQ) e do Instituto Português de Acreditação (IPAC).

A Plataforma de Certificação foi também apresentada e já está disponível para todas as organizações que quiserem saber como podem ser certificadas e acompanhar o seu processo.

As empresas Cycloid, Sisqual e SportTV são as primeiras empresas certificadas com o selo de cibersegurança e tiveram a oportunidade de esclarece a experiência e os impactos que sentiram nas suas organizações.

A emissão dos selos é coordenada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda e a iniciativa conta com o envolvimento da Direção-Geral das Atividades Económicas, do Centro Nacional de Cibersegurança, da Comissão Nacional da Proteção de Dados, da Agência para a Modernização Administrativa e do GeSI.




Fonte: Portal do Governo

2021-12-15

 

 

 


 

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