Secretaria Geral

Portugal quer fazer avançar leis que regulam mercado digital na UE

Portugal quer fazer avançar leis que regulam mercado digital na UE

Portugal pretende fazer avançar as negociações da Lei dos Serviços Digitais e da Lei dos Mercados Digitais durante a sua presidência do Conselho da União Europeia, disse o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, numa conferência de imprensa virtual com correspondentes estrangeiros.

O Ministro disse que Portugal não espera «fechar todas as questões» a respeito da nova legislação digital durante a sua presidência, mas que pretende debater sobre o assunto a nível ministerial para chegar «a um consenso que logo possa ter seguimento».

As duas leis referidas foram propostas pela Comissão Europeia em dezembro passado e visam regular o mercado digital na União Europeia, tendo como principal objetivo proteger os consumidores e respetivos direitos através de um maior controlo das grandes plataformas tecnológicas, como a Google, o Facebook e o Twitter.

Siza Vieira disse que a União Europeia «não pode permitir-se» não ter legislação que regule o desenvolvimento da economia digital, qualquer norma «capaz de disciplinar» este mercado tendo inevitavelmente impacto nos modelos de negócio da tecnologia.

«Devemos apresentar uma legislação que seja eficaz e que todos considerem justa, mesmo que tenha um impacto imediato nos modelos de negócios» e no controlo que as grandes empresas da internet têm sobre o mercado.

O Ministro disse também que a aprovação dos planos de recuperação nacionais é uma das prioridades da presidência portuguesa, sendo necessário «avançar o mais rapidamente possível».


in Portal do Governo

2021-01-07

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030