Secretaria Geral

Primeiro-Ministro visitou projetos de valorização do interior

Primeiro-Ministro visitou projetos de valorização do interior

O Primeiro-Ministro António Costa disse que os ensinamentos retirados pelos estudos do Laboratório de Rios do Nordeste Transmontano, instalado em Mogadouro, estão a ser replicados em 66 concelhos do País para a reparação de linhas de água, nomeadamente das afetadas pelos incêndios rurais.

O Primeiro-Ministro disse que a proteção das linhas de água é vital, pois estas têm de estar preparadas para controlar cheias, para conter e filtrar resíduos e têm de ser resistentes à erosão das suas margens.

«Com a criação deste laboratório, em Mogadouro, temos a possibilidade de demonstrar ao resto do País que é possível reparar linhas de água ou corrigir os efeitos da erosão nos solos», disse.

Num dos eventos de uma jornada dedicada à valorização do interior, o Primeiro-Ministro acrescentou que «com estas experiências estamos a apostar nas linhas de água com a finalidade de haver menores riscos de cheia», permitindo aumentar a segurança de pessoas e bens e criar o conhecimento necessário a um desenvolvimento sustentado.

António Costa disse ainda que «este é um exemplo de que com o trabalho conjunto entre a administração local e a administração central se consegue fazer mais e melhor», pois o laboratório, inaugurado em fevereiro de 2017, é gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente em parceria com o município de Mogadouro.

Projeto Lagos do Sabor

Antes, o Primeiro-Ministro visitou o projeto dos Lagos do Sabor, em Torre de Moncorvo, que, disse, «poderão ser uma mais-valia para o desenvolvimento económico e turístico dos quatro concelhos que integram este projeto e que são Torre de Moncorvo, Mogadouro, Alfândega da Fé e Macedo de Cavaleiros».

Os Lagos do Sabor são constituídos por cerca de 70 quilómetros navegáveis numa albufeira que resulta da construção da barragem do Baixo Sabor. O projeto destina-se a apoiar um desenvolvimento sustentável da região do Baixo Sabor.

Os lagos integram e são o projeto âncora do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável dos concelhos abrangidos pela albufeira do Baixo Sabor.

Agrupamentos de baldios

O Primeiro-Ministro presidiu ainda, em Vila Pouca de Aguiar, à cerimónia de constituição de 20 agrupamentos de baldios, integrado na reforma da floresta, e que representam um investimento de 3,6 milhões de euros.

António Costa referiu que com estes contratos-programa promove-se o desenvolvimento do modelo de gestão conjunta das áreas florestais, permitindo uma coordenação das ações de prevenção contra incêndios na sensibilização, planeamento, organização do território florestal, silvicultura e infraestruturação.


in Portal do Governo

2019-02-04

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030