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Programa 365 Algarve vai ter uma 4.ª edição

Programa 365 Algarve vai ter uma 4.ª edição

O programa cultural 365 Algarve vai ter uma 4.ª edição entre outubro de 2019 e maio de 2020.

Dinamizado pelas áreas de governação do Ministro Adjunto e da Economia e da Cultura, o 365 Algarve foi criado em 2016 para melhorar a atratividade e a experiência turística em todos os municípios da região, atenuando a sazonalidade através de uma programação cultural de qualidade, construída a partir das propostas do tecido artístico local. Estavam inicialmente previstas três edições (a 3.ª está atualmente em curso).

O 365 Algarve tem atraído cada vez mais público e a média de espectadores por sessão aumentou em todas as edições. Até à data, assistiram aos eventos mais de 300 mil espetadores. Nos últimos três anos, foram promovidas 1553 iniciativas, num investimento global de 4,5 milhões de euros, financiado pelo Turismo de Portugal.

Ao mesmo tempo, as dormidas no Algarve durante a época baixa aumentaram 23% desde 2016. Em reflexo disso, a taxa de sazonalidade diminuiu de 46% em 2015, para 42,9% em 2017. Em novembro e dezembro últimos, os passageiros desembarcados no aeroporto de Faro aumentaram 16,4% e 23,3%, respetivamente.


Destino vivo

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, afirmou que «o 365 Algarve tem sido um instrumento importante para promover este destino com um destino vivo durante todo o ano», razão para o lançamento de uma nova edição.

«O sucesso deste programa tem permitido criar experiências únicas, culturais, autênticas e surpreendentes quer para os residentes nacionais e estrangeiros, quer para os turistas», disse ainda.

A Secretária de Estado do Turismo acrescentou que «entre o inverno 2015/2016 e o atual inverno (2018/2019), o número de lugares de avião subiu 33%».


Descentralização cultural

A Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, afirmou que «lançar a 4.ª edição do 365 Algarve é dar continuidade a uma estratégia de dinamização do território e de descentralização da cultura».

«Este programa já mostrou que é possível contrariar a sazonalidade e criar novas centralidades através de uma programação cultural estruturada, pensada e de qualidade, ancorada nas características regionais», acrescentou.

Ângela Ferreira disse também que uma «prova do sucesso desta iniciativa são as inúmeras sessões esgotadas e a crescente notoriedade que o programa tem conquistado. Na 3.ª edição, em curso, já ultrapassámos os 40 mil espetadores apenas entre outubro e dezembro».



Fonte: Portal do Governo

2019-02-05

 

 

 

 

 

 

 


 

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