Secretaria Geral

Programa Revive «em velocidade de cruzeiro» já garantiu 54 milhões de euros em investimento

Programa Revive «em velocidade de cruzeiro» já garantiu 54 milhões de euros em investimento

O Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, afirmou que o programa Revive está em «velocidade de cruzeiro» e referiu que os sete projetos já adjudicados representam um investimento superior a 54 milhões de euros.

«A capacidade que temos tido de colocar o programa Revive em velocidade cruzeiro, periodicamente indo lançando concursos, recebendo propostas, apreciando propostas, celebrando contratos, é um trabalho notável e estamos muito satisfeitos com o ritmo de execução», afirmou durante o lançamento da segunda edição do Programa Revive, em Lisboa.

A segunda edição inclui monumentos nacionais como o Mosteiro de São José (Évora), a Fortaleza da Torre Velha (Almada) e o Quartel das Esquadras (Almeida), assim como vários imóveis de interesse público como o Palacete Viscondessa de Santiago do Lobão (Porto), a Fortaleza da Juromenha (Alandroal) e o Forte da Cadaveira (Cascais), além do Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia, identificado como Edifício Pombalino na Praça do Comércio, onde decorreu a apresentação.

Outros dos 15 imóveis são o Forte Velho do Outão (Setúbal), a Casa do Outeiro (Paredes de Coura), o Castelo de Almada, o Centro Educativo Vila Fernando (Elvas), a Casa das Fardas (Estremoz), a Quinta do Cabo das Lezírias (Vila Franca de Xira), Casa da Igreja (Mondim de Basto) e o Palacete Conde Dias Garcia (São João da Madeira).

Pedro Siza Vieira reiterou que o objetivo deste programa é fazer com que estes imóveis «possam conhecer uma nova utilização e ser colocados à fruição dos portugueses e daqueles que visitam Portugal, independentemente do modelo de ocupação que possam ter».

O Programa Revive foi lançado em 2016, com 33 imóveis, e até ao momento foram lançados 17 concursos. O primeiro imóvel reabilitado ao abrigo do Revive, o Convento de São Paulo, em Elvas, abriu ao público em junho. Foi também anunciado o lançamento do concurso público para a concessão do Forte da Ínsua, em Caminha, e anunciada para os próximos dias a adjudicação do Quartel do Carmo, na Horta. 

O Programa Revive promove a recuperação e a requalificação de imóveis públicos classificados que estão sem uso, através da concessão a privados para exploração para fins turísticos. É um programa conjunto das áreas da Economia, Cultura e Finanças. 

O Revive é considerado um caso de estudo na recuperação de património público, tendo já sido promovida a exportação do modelo deste programa para São Tomé e Príncipe, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Angola. 

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, também estiveram presentes na sessão.  

in Portal do Governo

2019-07-25

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030