Secretaria Geral

Projetos vencedores do GovTech’19

Projetos vencedores do GovTech’19

Pelo segundo ano consecutivo, o GovTech premiou produtos e serviços inovadores, enquadrados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, no sentido de criar de soluções sustentáveis que potenciem a melhoria da vida dos cidadãos que envolvam a sociedade civil, startups e Administração Pública.

O evento final decorreu no passado dia 18 de dezembro, naquele que será o Futuro Espaço Inovação, localizado na rua de Santa Marta, onde a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) vai erguer um centro de partilha, cocriação e demonstração do que melhor se faz na área da modernização administrativa no setor público, em Portugal.

InovHealth foi o projeto mais votado desta edição. Com um dispositivo que irá transformar o dia-a-dia dos doentes colostomizados, inovando o modo de apresentação e manipulação, procurando contribuir para a melhoria da qualidade de vida, autonomia e autoestima dos doentes.

O segundo lugar foi atribuído ao projeto Impact2Space, que desenvolveu um produto para proteção de satélites, naves espaciais e outros equipamentos que viajam no espaço. Quando revestidos com o Impact2Space, equipamentos, como satélites, absorvem o choque e repelem o objeto, mantendo-se intactos e, assim, as comunicações não são interrompidas.

O terceiro projeto mais votado, Clynx, desenvolveu uma tecnologia que permite ao paciente realizar exercícios fisioterapêuticos num ambiente de videojogo, ao mesmo tempo que toda a progressão é disponibilizada ao paciente e ao profissional de saúde.

 Os vencedores foram distinguidos com um prémio monetário de 30.000€, entregue pela Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, pelo Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres, pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro e pela Secretária de Estado da Inovação e da Modernização, Fátima Fonseca.


Fonte: AMA

 

 

 

 

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030