Secretaria Geral

«Reduzir vulnerabilidades sociais e reforçar potencial produtivo»

«Reduzir vulnerabilidades sociais e reforçar potencial produtivo»

O Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, afirmou que «reduzir vulnerabilidades sociais e reforçar o potencial produtivo» são duas das grandes prioridades do Plano de Recuperação e Resiliência.

No debate sobre a «Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030», na Assembleia da República, o Ministro realçou que as vulnerabilidades sociais foram críticas «enquanto fatores de indução da pandemia» e elogiou a forma como o potencial produtivo respondeu «não só no combate à pandemia mas também na resposta às necessidades críticas em momentos de crise».

O Ministro fez o discurso de encerramento do debate e salientou os objetivos de reforçar a competitividade e a coesão territorial, bem como alinhar as prioridades nacionais com as da União Europeia, nomeadamente na transição climática e transição digital.

«Não deixámos de ter sempre a preocupação de as traduzir em projetos e opções que correspondem aos interesses nacionais», afirmou, explicando que, no caso da transição climática, houve uma «definição de agendas coladas às necessidades de ferrovia, mobilidade sustentável, transporte próprio, modalidades de eficiência energética, de economia circular e de descarbonização».

No caso da transição digital, e aproveitando a oportunidade única de utilizar recursos e potencial disponibilizado, o Governo aproveitará para garantir a alavancagem de uma «reforma generalizada da Administração Pública, promovendo a sua orientação para servir os cidadãos e as empresas».

«Sem obviamente descurar o potencial como fator de modernização e posicionamento das empresas, e das empresas de menor dimensão, para aproveitar todo o potencial da economia digital», acrescentou.

in Portal do Governo

2020-09-23

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030