Secretaria Geral

Turismo rural «é o turismo do futuro»

Turismo rural «é o turismo do futuro»

O Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino, afirmou que o turismo rural «é o turismo do futuro» e pode assumir um contributo essencial para a fixação de jovens nos territórios do interior do País.

No Sabugal, Guarda, na abertura do VI Congresso Europeu de Turismo Rural, o Secretário de Estado afirmou que a promoção do turismo rural tem de ser continuada e feita «de forma inteligente».

«As pessoas só se fixam ao território se puderem realizar um projeto de vida. O turismo traz emprego, traz retorno económico e julgo que há hoje muitos jovens que gostam desta área», destacou João Paulo Catarino.

O Secretário de Estado acrescentou que esta é uma área «muito apelativa» e que permite a fixação de pessoas, através de projetos com valor acrescentado, e a atração de turistas.

Neste sentido, o Governo criou um programa para a valorização turística do Interior, para qualificar os atores do território, para que as pessoas «sejam uma parte integrante dos agentes que recebem o turista».

«O Governo está muito apostado na qualificação do território, dos agentes que estão no território. Por isso é que alocámos mais de 70 milhões de euros exclusivamente para o Interior e para este fim específico», acrescentou.

João Paulo Catarino sublinhou ainda que o turismo rural tem de ser construído em rede, acrescentando que Portugal e Espanha têm no congresso uma «ótima oportunidade de consolidar um trabalho que já tem vários anos, mas que ultimamente se tem vindo a intensificar», com destaque para setores como o património histórico, as áreas classificadas e a gastronomia.

in Portal do Governo

2019-05-29

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030