Secretaria Geral

WebSummit vai dar um contributo essencial para a recuperação da atividade

WebSummit vai dar um contributo essencial para a recuperação da atividade

O Ministro do Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, afirmou que a presença de 40 mil participantes na WebSummit, que decorre em Lisboa de 1 a 4 de novembro, é «excelente notícia para a economia da cidade e do País».

O Ministro, que intervinha na apresentação da edição de 2021 da WebSummit, referiu que, com o progresso da vacinação há «finalmente condições para regressar fisicamente ao Parque das Nações e ao pavilhão da Altice Arena e à FIL».

«É muito bom perceber que a aposta que fizemos há alguns anos em fixar em Portugal a WebSummit vai dar um contributo essencial para a recuperação da nossa atividade, essencialmente a meio da chamada época baixa de outono», acrescentou.

Siza Vieira disse também que «iremos fazer coincidir com a realização da WebSummit uma melhor visualização e ponto de situação sobre o estado da nossa rede de empreendedorismo», referindo-se às transformações no sentido da digitalização causadas pela pandemia.

O Ministro destacou que, no último ano, mais duas empresas portuguesas atingiram o estatuto de unicórnio e que há agora um conjunto de startups que se apresentam ao mundo com modelos inovadores.

Durante a WebSummit, o Governo espera «ter condições para realizar fisicamente a primeira assembleia-geral da European Startups Nations Alliance», em Portugal, e também apresentar «o nosso novo pacote de apoio ao empreendedorismo e à inovação, o que coincidirá com a dinamização acrescida que pretendemos fazer chegar» a este ecossistema.

Siza Vieira acrescentou que a colaboração com a WebSummit «se tem revelado muito positiva para País», referindo que foi solicitado um estudo do seu impacto económico à Universidade do Minho.

«Claramente esta é uma aposta vencedora: em 2019 tivemos 70 mil visitantes, um impacto sobre a procura interna de cerca de 72 milhões de euros e um impacto sobre a receita fiscal nacional de 24,9 milhões de euros», disse.

Mas, do ponto de vista internacional, concluiu-se «que o impacto económico da WebSummit vai muito para além destes números diretos».
 


in Portal do Governo

2021-09-28

 

 


 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030