Secretaria Geral

Relatório EY - Portugal entre os melhores destinos de investimento estrangeiro

Relatório EY - Portugal entre os melhores destinos de investimento estrangeiro

Portugal surge entre os melhores destinos de investimento da Europa, à frente da Espanha, França e Alemanha, num relatório da Ernst & Young, que aponta um "novo recorde" do investimento estrangeiro no país em 2017.

"O estudo destaca o desempenho de Portugal relativamente ao Investimento Direto Estrangeiro (IDE) em termos de investimento e de perceção, posicionando-o entre os melhores da Europa, à frente de países como a Espanha, a França e a Alemanha", refere a Ernst & Young (EY) Portugal nas conclusões do "EY's Atractiveness Survey - Portugal", que analisou a confiança de 203 investidores relativamente à atratividade e competitividade de Portugal como destino de investimento.

Referindo-se aos dados apresentados neste relatório, o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral afirmou que «a perceção dos investidores internacionais sobre o nosso País voltou a melhorar».

O Ministro acrescentou que «esta melhoria de imagem está-se a refletir, não apenas num crescente interesse e numa maior atração para colocar Portugal na ‘shortlist’, mas também na concretização de num aumento muito substancial do número do projetos e de criação de empregos».

«De facto, o número de projetos de investimento aumentou quase 60%, um crescimento que demonstra que Portugal é hoje visto como um destino muito atrativo e muito competitivo pelos investidores internacionais», disse ainda Caldeira Cabral.

Segundo o estudo, verificou-se um aumento significativo de projetos de investimento de 2016 para 2017, com um novo recorde de 95 investimentos realizados contra 59 em 2016, o que representa um crescimento de 61%.

Estes projetos levaram à criação de 7657 empregos, com o setor da indústria a liderar, com 48% do número dos projetos e 41% do emprego.

A área de Investigação e desenvolvimento aparece como a segunda atividade mais importante, com 18 projetos que criaram 1420 empregos.

O estudo mostra também que os três aspetos mais atrativos em Portugal são a estabilidade do clima social, a potencialidade do aumento de produtividade e os custos do trabalho

Na análise que faz das regiões, o estudo revela igualmente que Lisboa continua a ser a região mais atrativa, nela já se encontrando empresas como a Cisco, a Siemens, e a Google, e que no Norte, onde está a Euronext, a Natixis, a Bosch, a Vestas e a Zaland, o Porto é a cidade mais amigável da Europa para as startups.


Fonte: Portal do Governo

 

 

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030