Secretaria Geral

Plano urbanístico para a Costa da Caparica, da autoria do Arq.º Cassiano Branco


Cassiano Branco
foi um nome relevante no contexto da arquitetura nacional da primeira metade do século XX e uma referência na renovação instrumental e direcional da realidade nacional, virando a página das tradições rudimentares e arcaicas para uma atualidade moderna e vanguardista.

Pertence ao grupo notável que inclui Pardal Monteiro, Cottinelli Telmo, Carlos Ramos, Cristino da Silva  ou Jorge Segurado, protagonista a viragem modernista da arquitetura portuguesa.

Por todo o país, o Arq.º Cassiano Branco foi responsável por uma série de obras públicas e privadas, que incluem projetos visionários nunca realizados e obras de referência da primeira modernidade nacional. Edifícios de sua autoria como o Éden (sobretudo a 2ª proposta, não construída), o Hotel Vitória e o Coliseu do Porto, são exemplos de construções de grande escala urbana, onde se denota a sofisticação e a necessidade de imprimir uma nova imagem a uma nação ainda submergida na história.

O documento abaixo destacado é referente ao plano urbanístico a Costa da Caparica, proposto em 1930 por este arquiteto, na perspetiva de criar uma grande zona turística perto da cidade de Lisboa.


 

Imagem julho
 

Legenda

Cassiano Branco, (1897-1970)
Costa da Caparica - Praia Atlântico. - 1 Fotografia: p&b ; 759 X 368 mm. - BRANCO, Cassiano1930
D 36 B BAHE

Biblioteca e Arquivo Histórico da Economia
Secretaria-Geral da Economia

  • Recrutamento
  • Reserva de espaços
  • Canal Denúncias
  • Eventos SGE
  • Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental
  • Portugal 2020