
No Oriente, de Nápoles à China-Diário de viagem
Adolfo Ferreira de Loureiro nasceu em Coimbra (1836-1911) e foi um notável engenheiro, militar, escritor, desempenhou funções na Secção Hidráulica do Ministério das Obras Públicas, foi Presidente do Conselho Superior de Obras Públicas e Minas, da Associação dos Engenheiros Civis Portugueses, da Associação dos Arqueólogos e Vice-Presidente da Sociedade de Geografia.
No cumprimento de uma missão atribuída pelo Ministério deslocou-se a Macau para participar no assoreamento do porto, daí resulta este diário de viagem, relato rico de descrições e situações presenciadas.
Em 2011, o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (ex-IPTM) doou o acervo bibliográfico aí existente, à Biblioteca e Arquivo Histórico do ex-Ministério das Obras Públicas, num total de 550 espécies, tendo sido constituído o Fundo Documental Adolfo Loureiro.
Em 2014, o Palácio Nacional da Ajuda, detentor da Biblioteca Pessoal do Engenheiro Adolfo Loureiro, fez também a doação de cerca de 925 volumes e fragmentos de monografias e periódicos à Biblioteca e Arquivo da Secretaria-Geral da Economia.

Legenda
Loureiro, Adolfo 1836-1911
No Oriente: de Nápoles à China: diário de viagem / Adolfo Loureiro - Lisboa: Imprensa Nacional, 1896 - 1 vol.
1262C BAHOP (Biblioteca ex-MOP)