Secretaria Geral

Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (1930-2007) - Escola primária, Alentejo.

A 17 de dezembro de 1940 é promulgada a Lei n.º 1985, integrada no Orçamento Geral do Estado para 1941, que, no seu artigo 7.º, prevê a execução de um Plano Geral da Rede Escolar, denominado dos "Centenários", seguindo a terminologia iniciada pelas Comemorações Oficiais do Duplo Centenário da Fundação e da Restauração de Portugal que tinham encerrado no final desse mesmo ano. A execução dos projetos ficou a cargo dos arquitetos Rogério de Azevedo (1898-1983) e Raul Lino (1879-1974). A Rogério de Azevedo foi incumbida a realização dos projetos para o Norte e o Centro do País. Os projetos de escolas para as regiões da Estremadura e do Sul, ficaram a cargo de Raul Lino.

A rede de escolas primárias públicas, as “escolas do Plano dos Centenários”, apresentam uma arquitetura típica que obedecia a dois projetos-tipo regionais: edifício único destinado a um só sexo; ou, em dois edifícios geminados, com total separação de espaços, destinados aos dois sexos.

A planta apresentada, refere-se ao alçado principal do projeto de escola para a região do Alentejo.  A fachada principal com as salas de aulas e alpendre têm a orientação sul/sudoeste, de forma a usufruir durante mais tempo, da luz solar e, também, para resguardar dos ventos. Pelas mesmas razões, o recreio encontra-se na frente das salas de aula. As fachadas dos edifícios caracterizam-se pelo designado estilo “Português Suave”.

As escolas primárias do “Plano dos Centenários”, com a sua arquitetura típica, tornaram-se numa imagem de marca de Portugal, existindo estes edificados em quase todas as localidades do país.


Imagem - Julho 2021
 


Legenda

Escola primária; Alentejo, 3 salas, 2 sexos / Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais. - Lisboa: DGEMN, [1930-1950]. - 1 Desenho: ms. lápis p&b, color. lápis em papel vegetal; 354 x 260 mm. - Alçado principal. Escola Tipo D 0157-1 A BAHOP

Biblioteca e Arquivo Histórico da Economia

Secretaria-Geral da Economia


 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030