Secretaria Geral

Hospital Escolar de Lisboa/Hospital de Santa Maria

Os documentos apresentados referem-se à planta da entrada do Hospital Escolar de Lisboa, hoje designado Hospital de Santa Maria e a Medalha Comemorativa da sua inauguração executada pelo escultor e medalhista João da Silva.

Planta da entrada do Hospital Escolar de Lisboa
O Decreto-lei n. 24776 de 18 de dezembro de 1934, instituiu a Comissão Administrativa dos Novos Edifícios Universitários a qual competia a construção dos hospitais escolares de Lisboa e Porto. O Hospital Escolar de Lisboa foi projetado pelo arquiteto alemão Hermann Diestal em 1938 e inaugurado a 27 de abril de 1953.
A filosofia patente neste edifício de grandes dimensões conjugava, e ainda permanece, a função de Hospital e, no mesmo espaço, o ensino da Medicina. No mesmo ano, iniciou-se a abertura do ano letivo da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa nas novas instalações do hospital.

Imagem - fev22
 


Legenda

Hospital Escolar de Lisboa. Hospital de Santa Maria

Esquema com indicação dos serviços no Hospital Escolar de Lisboa. Plantas do piso 02 ao piso 9. s.n.; (1938?). Álbum em capa de papel com 11 plantas, ozalid, color. a lápis.

Biblioteca e Arquivo Histórico da Economia

Secretaria-Geral da Economia


 

Medalha Comemorativa da inauguração do Hospital Escolar de Lisboa (1953), da autoria de João da Silva

João da Silva nasceu em Lisboa a 1 de dezembro de 1880 e foi escultor e medalhista. Aos 19 anos vai para Paris onde trabalha no atelier de M. Fleuret e, mais tarde, no atelier de Chaplain, depois de estudar na Escola de Artes Decorativas de Genebra.

Regressa a Portugal em 1906, onde faz parte do corpo docente da Escola Marquês de Pombal no período de 1906-1909. Volta para Paris em 1914 e retorna definitivamente a Portugal em 1957 onde viria a falecer em 1960.

Na sua obra incluem-se medalhas comemorativas alusivas a um grande número de empresas e entidades distintas da história de Portugal, moedas em prata, bustos. É da sua autoria a 1ª medalha de ouro da República em 1916, bem como diversos monumentos, entre os quais se contam o de homenagem aos mortos da 1ª Grande Guerra Mundial, em Poulignen (França), Évora e Valença do Minho e a estátua de Júlio Diniz, no Porto.

O seu atelier e parte do seu espólio encontra-se na Casa-Museu João da Silva, localizada no Rato, em Lisboa. O espólio é constituído com peças em barro, gesso, moldes, bronzes, porcelanas, medalhas, desenhos, entre outras peças da autoria do artista. A Casa-Museu encontra-se atualmente encerrada.

 

 

Legenda

Medalha Comemorativa de inauguração do Hospital Escolar de Lisboa, em 1953
Autor: Silva, João

Anverso: Em plano superior e ao fundo, Hipócrates sentado; em primeiro plano à sua direita, a Medicina; à sua esquerda a Cirurgia, ambas de perfil. Inscrição na orla: …FIEL AS LEIS DE HONRA E DA PROBIDADE NO EXERCICIO DA MEDICINA; sob cada figura: HIPOCRATES / MEDICINA / CIRURGIA. Em baixo: JOÃO DA SILVA

Biblioteca e Arquivo Histórico da Economia

Secretaria-Geral da Economia

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030