Secretaria Geral

Planta e alçado de uma caixa de correio de via pública

O documento de dezembro, mês tradicionalmente associado ao envio de postais e mensagens de Natal, representa a planta de um marco postal de via pública, ou vulgarmente conhecido, marco de correio. O projeto de 1894 foi desenhado por Manuel Ferreira Querido, da Repartição de Telégrafo e cujo processo individual de funcionário se encontra no Arquivo.

A revista “Ocidente”, de 11 de novembro de 1882, publicou um artigo com o título Marcos Postaes que se transcreve “…via o público de Lisboa colocar em algumas praças uns marcos de ferro, pintados de vermelho, muito vistosos com uma fenda horizontal na parte superior, por baixo da fenda (…) um pequeno quadro branco indicando as horas de tiragem das correspondências. (…) Foram feitos na oficina de Handyside de Londres, e vieram quarenta e dois, dos quaes só se acham colocados uns doze.”.

Estas estruturas implementadas nas cidades, vilas e aldeias deram cor à paisagem urbana e, mais importante, possibilitaram a proximidade no envio da comunicação escrita entre pessoas e lugares. Atualmente, habituados ao correio eletrónico na troca de correspondência, recorda-se o marco de correio e as cartas e postais remetidos nesta época de Natal.


 

img style=
 


Legenda

Planta, Alçado e Corte de Marco Postal / M. Ferreira Querido [desenhador]. - Lisboa, Repartição Telegrapho, 1894. - 1 Desenho; Esc. 1:5.

Biblioteca e Arquivo Histórico da Economia

Secretaria-Geral da Economia



  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030