Secretaria Geral

Medalha concedida às mulheres de Peniche em recompensa da sua participação, com rendas, na Exposição Universal de Paris de 1867

Apresenta-se uma medalha pertencente à Coleção de Medalhas do acervo da BAHE, da autoria do medalhista e escultor francês François Joseph Hubert Ponscarme (1827-1903), dito Hubert Ponscarme, que assinava as suas obras H. Ponscarme e a quem foi confiada a realização da medalha da Exposição Universal de Paris de 1867. Esta medalha foi conferida como recompensa de participação às Mulheres de Peniche pela mostra das rendas de Bilros, na Exposição, onde consta, no reverso, a inscrição FEMMES DE PENICHE.

Esta Exposição realizou-se entre 1 de abril e 3 de novembro de 1867, no Campo de Marte (Champs de Mars), em Paris e foi dedicada às Artes e à Indústria. Portugal participou com vários produtos como vinho, azeite, rendas, cortiça, através de convites, feitos pelo Governo de Joaquim António de Aguiar, aos seus produtores. Após o encerramento da Exposição, os participantes receberam medalhas e menções honrosas.


 

Imagem - fev22
 


Legenda

PONSCARME, H. (1827-1903)
Medalha concedida às mulheres de Peniche em recompensa da sua participação, com rendas, na Exposição Universal de Paris de 1867.
Anverso: Cabeça de perfil para a sua direita. Inscrição: (à dir.): NAPOLEON III; (à esq.): EMPEREUR. Subscr.: sob a cabeça: H. PONSCARME F.
Reverso: Inscr.: (no campo): FEMMES / DE / PENICHE; (na orla): EXPOSITION UNIVERSELLE DE MDCCCLXVII À PARIS x RECOMPENSES x
Material: Bronze
Dimensão: 50 mm

Biblioteca e Arquivo Histórico da Economia

Secretaria-Geral da Economia


 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030