
Cartas de Portugal, Artur da Fonseca Cardoso (1865-1912)
Da Coleção de Cartografia apresentam-se três Cartas de Portugal, baseadas no estudo antropológico de Artur da Fonseca Cardoso (1865-1912) que identificam as características da população de Portugal Continental, no ano de 1908.
Artur da Fonseca Cardoso foi oficial do exército e antropólogo. Os seus estudos tiveram início na arqueologia pré-histórica com a descoberta de instrumentos paleolíticos, no Vale de Alcântara, atual zona de Campolide.
Publicou vários estudos de antropometria e de antropologia étnica, especialmente na revista de ciências sociais e naturais “Portugalia: Materiais para o estudo do povo portuguez”.
No primeiro mapa está representada a estatura média dos portugueses que era, então, de 1,645 cm, centrando-se nos distritos de Bragança, Vila Real, Aveiro, Coimbra e Lisboa.
O segundo mapa, representa a distribuição do índice nasal médio da população portuguesa e o terceiro mapa a distribuição do índice cefálico, também em Portugal continental.

Legenda
Carta de Portugal indicando a distribuição da estatura media no paiz / Fonseca Cardoso; des. Tavares Pereira. - Lisboa: Imprensa Nacional, 1908. - 1 Carta: imp. color.; 258 x 180 mm
Biblioteca e Arquivo Histórico da Economia
Secretaria-Geral da Economia

Carta de Portugal indicando a distribuição do índice nasal medio da população portugueza / Fonseca Cardoso; des. Tavares Pereira. - Lisboa: Imprensa Nacional, 1908. - 1 Carta: imp. color.; 258 x 180 mm
Biblioteca e Arquivo Histórico da Economia
Secretaria-Geral da Economia

Cardoso, Artur da Fonseca 1865-1912
Carta de Portugal indicando a distribuição do índice cephalico medio da população portugueza / Fonseca Cardoso; des. Tavares Pereira. - Lisboa: Imprensa Nacional, 1908. - 1 Carta: imp. color. ; 258 x 180 mm
Biblioteca e Arquivo Histórico da Economia
Secretaria-Geral da Economia