Secretaria Geral

Convento das Inglesinhas/Convento do Quelhas

Convento das Inglesinhas, Convento do Quelhas, Convento de Santa Brígida, Convento de São Salvador de Sion de Lisboa, tantas são as designações como foram as alterações deste edifício. O documento apresentado é referente ao esboço, da fachada lateral do edifício, que é atualmente o Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG – na Rua do Quelhas, em Lisboa, da autoria do arquiteto Luis Cristino da Silva.

Em 1599, a comunidade religiosa da Ordem de Sião expulsa por Henrique VIII de Inglaterra, instala-se num edifício deixado em testamento por D. Isabel de Azevedo, surgindo o Convento de Santa Brígida, a regra professada.

Em 1651, o edifício sofre um incêndio e, em 1755, o Terramoto. Em 1809, com as invasões francesas, a maior parte das freiras decide voltar a Inglaterra. O alvará de extinção das ordens religiosas de 1834, não abrangeu esta Ordem britânica que decide vender os Bens e regressar após mais de trezentos anos no país. O Colégio de Jesus adquire o edifício e inicia obras de reparação e ampliação para Convento e Colégio.

Poucos anos mais tarde, os Jesuítas cedem uma parte do referido edifício às Irmãs Doroteias para instalarem um colégio feminino, procedendo também a obras de adaptação e ampliação. Com a implantação da República e a extinção das ordens religiosas, os Jesuítas e as Doroteias são expulsos ficando o edifício desocupado. A reforma da Instrução Pública (1911) cria, a par de outras, o Instituto Superior de Comércio.

Em 1946, o arquiteto Luis Cristino da Silva, por solicitação da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, elabora um projeto de remodelação e ampliação do antigo Convento, cuja planta se apresenta, e que não foi concretizado.


 

img style=
 


Legenda

Luis Cristino da Silva,  Arq.
Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras / Esboceto da ampliação do actual edifício / (Antigo Convento do Quelhas) . - 1 Cópia Ozalid; 742 X 487 mm. - SILVA, Luis Cristino da, 1947

Biblioteca e Arquivo Histórico da Economia

Secretaria-Geral da Economia



  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030