
Planta do porto de S. Martinho do Porto
O porto de S. Martinho do Porto, no concelho de Alcobaça, é conhecido pela Concha de S. Martinho devido à sua Baía, única na Europa, em forma de concha, aberta ao Oceano Atlântico.
O levantamento topográfico e esta planta, em concreto, foi executada pelo tenente-coronel do Real Corpo de Engenheiros, Luís Gomes de Carvalho, diretor da Obra do Porto de Aveiro, em 1815. Apresenta as legendas: “Planta do Porto de S. Martinho e Plano de Restauração do mesmo: por L.G. Carvalho Te. Cor.el do R.C. d’Eng. os 1815”. “N.B. os números vermelhos são as sondas tomadas em 1794; os côr terra as tomadas em 1799; os(nu)meros pretos denotão as sondas em 1814”.
As intervenções nesta zona iniciaram-se em 1794, com o objetivo de fixação das areias do litoral e para acesso e circulação dos barcos ao porto de S. Martinho, que carregavam as madeiras do pinhal de Leiria e outras matérias para as fábricas da Marinha Grande.

Legenda
Planta / do / Porto de S. Martinho / e Plano da Restauração do mesmo. - 1 Desenho: ms., a aguarela e aguada, color., em papel; 670 X 560 mm. 1815
Biblioteca e Arquivo Histórico da Economia