Secretaria Geral


Desenho do portal sul do Mosteiro de Santa Maria de Belém, ou dos Jerónimos
 
O Mosteiro dos Jerónimos é um dos monumentos nacionais mais visitados em Lisboa e constitui um ex-libris cultural e turístico nacional.

Partiu de D. Manuel I a vontade de transformar uma ermida mandada edificar pelo Infante D. Henrique, situada na praia do Restelo, num mosteiro da Ordem de São Jerónimo.

A primeira fase da construção ocorre entre os anos de 1502 e 1517 sob a direção do arquiteto Diogo Boitaca. D. Manuel I determina posteriormente que o mosteiro se torne panteão régio e escolhe o arquiteto João de Castilho para continuar a dirigir a obra. Castilho trabalha, entre outros, com o mestre Nicolau de Chanterene, a quem se deve o portal axial.

O mosteiro continuou a ser construído e modificado no reinado de D. João III. Com a extinção das ordens religiosas em 1833, o edifício foi abandonado, tendo sido restaurado e adaptado para funções de acolhimento e ensino pela Real Casa Pia de Lisboa no final do séc. XIX.

O documento do mês representa uma das propostas de restauro apresentadas pelo arquiteto Rafael da Silva e Castro, funcionário do Ministério das Obras Públicas, que não fora executada, e portanto menos conhecida. O processo individual do arquiteto, assim como os desenhos, plantas, cortes e alçados estão disponíveis para consulta no BAHE.

 

Rafael da Silva e Castro.
Desenho do portal sul. Projeto de restauro do Mosteiro dos Jerónimos destinado à Real Casa Pia de Lisboa, 13/09/1879, colorido, papel, [sem escala], 255mm x 620mm.
BAHE D 92-6 C (BAHOP)


Sunny Portugal
 

Sunny Portugal é o primeiro folheto turístico oficial produzido pela Repartição de Turismo do Ministério do Fomento, que estava incumbida de fazer a promoção de Portugal e, entre outros, de estudar a criação de novos motivos de atração, a melhoria das condições de hospedagem, de circulação e de transporte dos turistas. Os textos foram elaborados por Henrique Lopes de Mendonça, autor da letra do Hino Nacional.

O folheto salienta o clima, a paisagem e o património histórico de várias localidades e regiões de Portugal.

Imagem julho
 

Portugal Departamento de Turismo
Sunny Portugal / Portuguese Governement Tourist Dep ; desenhos de capa de Roque Gameiro. - Lisbon : Tourist Department, 1913. - 45 p., 1 mapa desdobr. : il. ; 18 cm
BAHE. 000165BF (BAHOP)

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030