
150 anos da participação de Portugal na Exposição Universal de Paris
A Exposição Universal de Paris, consagrada à “História do Trabalho”, comemora 150 anos e contou com a participação de representantes da indústria e artes portuguesas com o objetivo de promover o país no estrangeiro e da internacionalização da produção nacional.
À semelhança da exposição ocorrida em 1855, foi constituída a 12 de julho de 1865 uma Comissão diretora dos trabalhos preparatórios para a Exposição Universal, reunindo vários ministros e secretariada por Rodrigo de Moraes Soares e por João Palha de Faria Lacerda, chefe de repartição no Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria.
A documentação gerada pelas cinco secções da comissão então formadas – Indústria Agrícola, I. Fabril, I. extrativa, construções e máquinas a vapor, Belas Artes, Produtos das colónias - encontra-se depositada no Arquivo Histórico da Economia e fornece informação sobre o planeamento do evento (com documentos gráficos), os elementos que participaram, os contactos feitos com os industriais e artistas portugueses (que então incluíam as colónias), os esforços por reunir os produtos, instrumentos e peças de excelência a serem representados.
Os documentos abaixo reproduzidos representam um excerto do desenho inédito e pouco estudado, da área do pavilhão reservada ao reino de Portugal, com dimensões extraordinárias, e o catálogo da Secção Portuguesa, salientando nesta monografia que alguns dos produtos selecionados receberam medalhas, outros continuam a ser produzidos (como é o caso dos vinhos) ou podem ser admirados nas nossas bibliotecas e museus.

Legenda
Exposition Universelle de 1867 à Paris – Projet d’Installation pour le royaume de Portugal. 30 de Setembro de 1865. Tela imperial, Esc. 2/100, 3600mm x 440 mm.
BAHE, CEUP1867, cx1
Biblioteca e Arquivo Histórico da Economia
Secretaria-Geral da Economia

Legenda
Exposição Universal Paris 1867 - Catalogue spécial de la section portugaise à l'exposition universelle de Paris en 1867 . - Paris : P. Dupont, 1867. - 498 p.
BAHE_148C
Biblioteca e Arquivo Histórico da Economia
Secretaria-Geral da Economia