Secretaria Geral

Implantação da República

Gesto simbólico da colocação da bandeira da revolução de 5 de outubro por um marinheiro, no mastro do Palácio da Independência ou Palácio Almada, em Lisboa, onde estava instalado o quartel-general da 1.ª divisão militar, que se rendeu nesse dia.

O autor, Augusto Rato, dirigiu os periódicos O sport: revista ilustrada de velocipedia e automobilismo, a Revista Republicana: publicação quinzenal ilustrada, e foi um dos percursores do fotojornalismo, trabalhando para O Mundo. Estes periódicos fazem um uso inovador do poder da imagem, associando a reprodução fotográfica ao conteúdo noticiado.

Imagem 1 setembro
 

Legenda
Lisboa, Quartel General no Largo de S. Domingos, 05/10/1910, p.b., prova fotográfica colada em cartão, 16,5x23 cm.

BAHE, F18C

Biblioteca e Arquivo Histórico da Economia

Secretaria-Geral da Economia


António Maria da Silva (1872-1950)

A obra apresenta o estudo biográfico e profissional de António Maria da Silva (1872-1950), um republicano com um papel interventivo na queda do regime monárquico.

O autor aborda a atividade de António Maria da Silva como engenheiro na Companhia de Minas do Ministério das Obras Públicas, como chefia na administração (Sociedade de Propaganda de Portugal ; Correios e Telégrafos) e sobretudo dá ênfase aos cargos políticos que assumiu ao longo da sua vida, nos ministérios do Fomento (que sucedeu ao Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria em 1910), do Trabalho e da Previdência Social, entre outros, em períodos conturbados da primeira república.

Imagem 2 setembro
 

REVEZ, Ricardo António Maria da Silva
 António Maria da Silva : o engenheiro da República . - 1ª Ed. - Lisboa : Assembleia da República, 2015 . - 488 p. : il. color. ; 24,5 cm . - ISBN 978-972-556-630-5 (encadernado) : oferta

BAHE 14129

Biblioteca e Arquivo Histórico da Economia

Secretaria-Geral da Economia

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030