Secretaria Geral

Apresentação da Nova Geração de Serviços Públicos

Apresentação da Nova Geração de Serviços Públicos

1. Nos 25 anos da primeira Loja de Cidadão, o Governo apresenta a "Nova Geração de Serviços Públicos: +Próximos, +Ágeis, +Conectados".

2. O Novo Modelo de atendimento assenta num serviço integrado das várias entidades da Administração Pública num único local, físico ou digital, onde os cidadãos (a título individual ou empresarial) podem resolver as suas questões com o mínimo de esforço e tempo. A Marca Cidadão é uma abordagem unificadora que reforça a presença do cidadão no centro de todas as ações do Estado.

3. Cartão de Cidadão tem uma nova imagem. Novo modelo começa a ser emitido a 10 de junho de 2024 e vai substituir os documentos caducados e os que caducarem a partir dessa data, com novas funcionalidades e ainda mais segurança.

 Sob o mote "Nova Geração de Serviços Públicos: +Próximos, +Ágeis, +Conectados", o Governo apresenta hoje, no âmbito dos compromissos PRR, o Novo Modelo de Atendimento, a Marca Cidadão e o Novo Cartão de Cidadão, uma nova experiência de contacto com o Estado, totalmente integrada, moderna e digital, colocando as pessoas no centro.

Novo Modelo de Atendimento

No ano em que se assinalam 25 anos desde a abertura da primeira Loja de Cidadão em Portugal, o Novo Modelo de Atendimento assenta num serviço integrado das várias entidades da Administração Pública num único local, físico ou digital, onde os cidadãos (a título individual ou empresarial) podem resolver as suas questões com o mínimo de esforço e tempo.

Numa abordagem omnicanal, que significa que os cidadãos podem interagir com os serviços públicos de forma conveniente e de acordo com as suas preferências e necessidades, este novo modelo reduz a burocracia e elimina a necessidade de fornecer repetidamente as mesmas informações, através de serviços integrados e eficientes. Para o conseguir é dado destaque à interoperabilidade, nomeadamente à integração de sistemas e dados entre diferentes entidades da administração pública, promovendo uma experiência mais segura e eficiente para os cidadãos.

Esta uniformização da experiência do cidadão em todos os canais e serviços, materializa-se numa app e num novo portal desenvolvido em colaboração entre entidades da Administração Pública, com coordenação da AMA, que irá reunir todos os serviços. O atual ePortugal tornar-se-á assim o principal ponto de acesso digital para os cidadãos interagirem com a Administração Pública. A nova versão do portal, designado de "Cidadão", integrará mais serviços e terá uma nova experiência de utilização mais intuitiva.

A app "Cidadão", por sua vez, vai agregar todas as aplicações móveis do Estado permitindo realizar os serviços mais procurados através do telemóvel e, no futuro, permitirá também o acesso a documentos de identidade em formato digital.

A par com a priorização do digital, a AMA transpõe a mais recente tecnologia para o atendimento presencial. Integrando a Inteligência Artificial Generativa para facilitar a interação entre cidadãos e entidades públicas e humanizar ainda mais os serviços públicos, lança uma nova geração de Lojas e Espaços Cidadão com balcões únicos e integrados, oferecendo uma vasta gama de serviços de diferentes entidades. Com este novo modelo, já não precisam de saber qual a entidade responsável pelo seu problema, deixando essa articulação do lado do estado Estado que se organiza para prestar um serviço cada vez mais simples e integrado. Essas novas Lojas e Espaços incluirão, também, a integração do canal telefónico e da videochamada.

Comunicado

in Portal do Governo

2024-03-15

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030