Secretaria Geral

Apresentação do relatório “Investigation into Development of Financing Models for the Digitalisation of SMEs”

Apresentação do relatório “Investigation into Development of Financing Models for the Digitalisation

O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a COTEC Portugal apresentaram, no dia 18 de setembro, o relatório "The Digitalisation of small and medium-sized enterprises in Portugal: models for financing digital projects".

O estudo foi elaborado pelo BEI, por designação do European Investment Advisory Hub (EIAH ou Advisory Hub) para a COTEC Portugal, a associação empresarial para a inovação mandatada pela área governativa do Ministro Adjunto e da Economia, para promover a inovação e a digitalização das empresas portuguesas.
O Advisory Hub, uma parceria entre o Grupo BEI e a Comissão Europeia, presta apoio específico à identificação, preparação e desenvolvimento de projetos de investimento em toda a União Europeia, tendo por base os conhecimentos especializados do BEI e das suas instituições parceiras.

No evento em Lisboa, Emma Navarro, Vice-Presidente do BEI e Isabel Furtado, Presidente da Direcção da COTEC Portugal, apresentaram as principais conclusões do relatório, que realiza uma análise do estado atual da digitalização das PME em Portugal.

O estudo demonstra que as PME continuam a desempenhar um papel essencial na economia portuguesa, representando mais de três quartos da força de trabalho nacional. Conclui ainda que embora as condições de acesso ao financiamento tenham melhorado nos últimos anos, as empresas portuguesas devem continuar a intensificar os esforços de investimento na digitalização, de modo a convergirem com a média da UE, em particular nos setores tradicionais como a construção, o retalho e a hotelaria.

O relatório identifica os principais obstáculos à transformação digital das pequenas e médias empresas portuguesas, nomeadamente no que respeita aos mecanismos de financiamento. Apresenta recomendações para aumentar o conhecimento técnico e de gestão necessários para implementar projetos digitais, identificando clusters e digital innovation hubs como parceiros-chave para reforçar a digitalização de empresas mais pequenas em Portugal.


Fonte: COTEC

 

 

 

 


 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030