Secretaria Geral

Assistente Virtual com Inteligência Artificial vai apoiar os cidadãos no acesso aos serviços públicos

Assistente Virtual com Inteligência Artificial vai apoiar os cidadãos no acesso aos serviços público

O Governo e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) apresentam a Assistente Virtual, uma solução de Inteligência Artificial para o setor público português, que vai apoiar o cidadão na sua interação digital com os serviços públicos, tirando partido de voz e de processamento de linguagem natural.
 
Esta solução tecnológica resulta de um trabalho conjunto da AMA com várias entidades privadas, designadamente a Microsoft, enquanto fornecedor da tecnologia Cloud de base à solução, através do Azure OpenAI Service e suporte ao desenvolvimento do piloto. A este parceiro tecnológico, juntou-se a Defined.AI, que desenvolveu o modelo de voz otimizado para português e articulou o desenvolvimento do avatar com uma start-up especializada em inteligência artificial, a Daredata, parceiro responsável pela integração e implementação do piloto.
 
O Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, indica que: "este lançamento representa um marco significativo na transformação digital dos serviços públicos em Portugal e um dos elementos da nova estratégia do atendimento do futuro que a AMA está a desenvolver. Além de promover a aproximação entre o Estado e os cidadãos, trata-se de uma solução inovadora, que adiciona um avatar com voz em língua portuguesa aos canais de comunicação com o setor público".
 
A Assistente Virtual terá a Chave Móvel Digital como serviço piloto para o uso desta tecnologia, que, a breve trecho, será transversal a outros serviços públicos disponíveis no portal eportugal. Com a utilização desta tecnologia, é possível garantir aos cidadãos um atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, conectando-os à Chave Móvel Digital por meio de dispositivos móveis, telefones e computadores.
 
Para apresentar esta ferramenta, decorre esta sexta-feira, às 10h30, no Centro Cultural de Belém e em direto nas redes sociais da AMA uma sessão de apresentação que conta com uma demonstração live do projeto, bem como com as intervenções do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, do Presidente da AMA, João Dias, e, ainda, com a participação de especialistas do setor público e privado. A SGEconomia faz-se representar na cerimónia pelo Secretário-Geral, João Rolo.

 


Fonte: Portal do Governo

 

 

 

 

 


 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030