
Cimeira Portugal-Cabo Verde vai reforçar excelentes relações bilaterais

A VII Cimeira Portugal-Cabo Verde realiza-se nos dias 27 e 28 de janeiro, em Lisboa, para reforçar as excelentes relações políticas, económicas, culturais e sociais entre os dois países irmãos. Uma das decisões será a aprovação de uma linha de crédito para investimento empresarial até 100 milhões de euros.
A cimeira, que começa no dia 27 à tarde com reuniões bilaterais entre Ministros de Portugal e de Cabo Verde, conta com a presença dos Primeiros-Ministros Luís Montenegro e Ulisses Correia e Silva e de vários Ministros dos dois países.
Do lado português, participam os Ministros de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, da Administração Interna, Margarida Blasco, da Saúde, Ana Paula Martins, da Economia, Pedro Reis, do Ambiente e Energia, Graça Carvalho, da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, e da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.
Do lado cabo-verdiano participam, o Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças e da Economia Digital, Olavo Garcia Correia, os Ministros dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, José Filomeno Monteiro, da Administração Interna, Paulo Rocha, da Saúde, Filomena Gonçalves, da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro.
Em discussão estarão, além da linha de crédito, o alargamento do programa de conversão de dívida pública em investimento verde e o reforço da formação profissional cofinanciada por Portugal. A execução do Programa Estratégico de Cooperação 2022-2026, assinado na cimeira anterior, em 2022, em Cabo Verde, será também objeto de avaliação.
No dia 28 de manhã os dois Chefes de Governo reúnem-se, na residência oficial, seguindo depois para o Palácio das Necessidades, onde decorre a sessão plenária, no final da qual, serão assinados os acordos bilaterais, cerimónia a que se seguirá a conferência de imprensa de Luís Montenegro e Ulisses Correia e Silva.
O Primeiro-Ministro português oferece então um almoço ao Primeiro-Ministro cabo-verdiano e às suas comitivas.
À tarde, os dois Chefes de Governo discursam na cerimónia de encerramento do Fórum Económico Portugal-Cabo Verde, que decorre em Lisboa com o tema «Parceiros estratégicos no investimento nas transições energética e digital».
As cimeiras bilaterais entre os dois países irmãos iniciaram-se com a assinatura do Tratado de Amizade e de Cooperação entre Portugal e Cabo Verde, em 2010. Os trabalhos da presente cimeira começaram com a visita oficial do Primeiro-Ministro Luís Montenegro a Cabo Verde em abril de 2024.
in Portal do Governo