Secretaria Geral

Comissão Europeia - Observatório Para a Pobreza Energética

Comissão Europeia  - Observatório Para a Pobreza Energética

A Comissão Europeia lançou o Observatório para a Pobreza Energética, com vista a melhorar as condições dos lares dos cidadãos europeus e colocando o flagelo entre as prioridades políticas de Bruxelas.

O Observatório terá como objetivo fornecer informação para que o poder político possa implementar e desenvolver medidas, de modo a fazer face ao desafio premente da pobreza energética.

Para Maros Sefcovic, vice-presidente da Comissão Europeia, e que tem a pasta do mercado único de energia, pretende-se criar uma União Europeia “mais justa, mais solidária e mais inclusiva”. Esta nova ferramenta política terá ainda como missão melhorar a transparência e uniformizar as fontes de dados relativas à pobreza energética, de modo a optimizar uma visão pan-europeia do problema.

Estima-se que, atualmente, mais de 50 milhões de famílias que vivem na União Europeia têm dificuldades em manter as casas com a temperatura adequada, livres de humidade e pagar as contas relativas à energia consumida a tempo e horas.

Para o executivo comunitário, a pobreza energética acarreta um vasto conjunto de patologias adversas para a saúde e bem-estar dos cidadãos, como são os problemas respiratórios e o stress causado por não conseguir cumprir com os compromissos de pagamento das faturas energéticas, uma situação que acaba por ter consequências diretas em muitas áreas da política, incluindo o meio ambiente e a produtividade.


Mais informações em Comissão Europeia- Observatório para a Pobreza Energética

 

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Fundo Azul
  • Portugal 2030