Secretaria Geral

European Investment Bank - Estudo "Financing the digitalisation of small and medium-sized enterprises - The enabling role of digital innovation hubs"

European Investment Bank - Estudo

Foi divulgado o estudo "Financing the digitalisation of small and medium-sized enterprises - The enabling role of digital innovation hubs" realizado pela InnovFin Advisory em colaboração com o European Investment Advisory Hub, com o apoio da Gartner que dá uma visão geral do papel dos hubs de inovação digital e uma visão geral do status da digitalização na Europa.

A atual crise do COVID-19 destacou ainda mais a importância da digitalização. As pequenas e médias empresas (PME) estão no centro da crise económica provocada pelas medidas de pandemia e contenção do COVID-19, mais agora do que durante a crise financeira de 2008. Isso mostrou claramente a importância e a necessidade de acelerar a transformação digital para tornar os negócios mais resilientes e ágeis.

Neste trabalho são analisadas as condições de acesso ao financiamento para a digitalização das PME e o papel dos centros de inovação digital como principais facilitadores em um ecossistema mais amplo. Destaca como a propensão à digitalização e a maturidade digital das PME não são afetadas apenas por fatores financeiros (acesso ao financiamento), mas também por fatores não financeiros (conhecimento e ambição de digitalizar). Em particular, o estudo mostra o papel crucial dos centros de inovação digital e do ecossistema mais amplo no apoio à digitalização das PME. Muitos centros de inovação digital adotaram ações rápidas para responder à crise do COVID-19 e ajudar melhor as PME nas circunstâncias atuais.

Mais informações em European Investment Bank

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030