Secretaria Geral

Governo aprova restrições de circulação intermunicipal e na via pública para 9 e 10 de janeiro

Governo aprova restrições de circulação intermunicipal e na via pública para 9 e 10 de janeiro

O Primeiro-Ministro António Costa afirmou que o Conselho de Ministros aprovou «a proibição da circulação intermunicipal em todo o território continental e a proibição da circulação na via pública após as 13h00» em todos os concelhos que registem mais de 240 novos casos por 100 mil habitantes, para o fim-de-semana de 9 e 10 de janeiro.

Na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, em Lisboa, o Primeiro-Ministro acrescentou que, tendo em conta a evolução recente do número de casos, a proibição da circulação na via pública após as 13h00 só não se aplica em 25 concelhos do território continental.

António Costa sublinhou a evolução negativa do número de casos nos últimos dias e referiu que o Governo vai «aguardar pela sessão no Infarmed de 12 de janeiro para ter uma melhor clarificação de qual é a real situação da pandemia no País».

«Mesmo que a situação ainda não tenha sido totalmente clarificada, a evolução indicia que há um agravamento e que, provavelmente, termos de adotar medidas mais restritivas a partir da próxima semana», acrescentou.

O Primeiro-Ministro disse que haverá uma reunião de emergência da Comissão Permanente da Concertação Social a 8 de janeiro e que todos os partidos políticos serão convocados tendo em vista a preparação de eventuais medidas «que correspondam a um agravamento da situação».

«Como tem sido sempre o nosso critério, devemos ir ajustando medidas à evolução da pandemia. Devemos ter em conta os dados mais atuais possíveis, procurar diferenciar medidas aplicáveis ao território em função da gravidade e intensidade da pandemia, mas tendo em conta a vaga de frio e os números excecionalmente elevados de novos casos, manda a prudência que apliquemos já estas medidas no próximo fim-de-semana», reiterou.


in Portal do Governo

2021-01-07

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030