Secretaria Geral

Inauguração dos novos radares meteorológicos do IPMA nos Açores

Inauguração dos novos radares meteorológicos do IPMA nos Açores

Teve lugar a 24 de janeiro, a cerimónia de apresentação e inauguração dos novos radares meteorológicos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. (IPMA) na Região Autónoma dos Açores (RAA), localizados em São Miguel/Pico dos Santos de Cima e nas Flores/Morro Alto. Estes dois novos sistemas de radar irão completar a cobertura meteorológica da totalidade do território nacional.

Os novos equipamentos são do tipo Doppler da Banda C com tecnologia de polarização dupla, serão complementados por duas estações meteorológicas contiguas aos equipamentos e dois detetores de descargas elétricas localizados nos aeroportos de São Miguel e das Flores, num investimento total de cerca de 5€ milhões, financiado no âmbito do PRR

A importância de garantir a totalidade da cobertura por sistemas de radar do território dos Açores é de enorme relevância, visto ser esta região frequentemente afetada por fenómenos de tempo severo, com influência de ciclones tropicais, que têm um impacto direto na salvaguarda de vidas e bens e no desenvolvimento de atividades sócio-económicas.

Desta forma, é possível melhorar os processos de suporte à avaliação dos riscos meteorológicos associados à navegação marítima e aérea no Atlântico, contribuir para a vigilância meteorológica permanente e também para a previsão do estado do tempo a curto prazo (até 3h, “nowcasting”).

A rede de vigilância meteorológica nacional era composta até ao momento pelos radares de Coruche (1997), Loulé (2003), Arouca (2014), Porto Santo/ Madeira (2017) e Terceira/Açores (2020).

A par desta inauguração foi lançado também o Observatório Climático do Atlântico, beneficiando da posição privilegiada de pivot dos Açores no Atlântico. Esta infraestrutura, representando um investimento de cerca de 2€ milhões, com a comparticipação do Governo Regional dos Açores, irá recolher dados atmosféricos, que são fundamentais para estudar as alterações climáticas na região do Atlântico, nomeadamente gases com efeito de estufa.

A cerimónia de apresentação e assinatura do Protocolo de Cooperação contou com a presença do Presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, da Secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão, do Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Teixeira Miguel, do Presidente do IPMA, José Guerreiro e do Diretor Regional do IPMA nos Açores, Carlos Ramalho.



Fonte: IPMA

 

 

 


 

 

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Fundo Azul
  • Portugal 2030