Secretaria Geral

Mais 24 projetos apoiados no Ribatejo e no Alentejo no âmbito do Programa Valorizar

Mais 24 projetos apoiados no Ribatejo e no Alentejo no âmbito do Programa Valorizar

No dia dedicado ao investimento e promoção na Semana do Turismo 2020, foram oficializados os apoios, no âmbito do Programa Valorizar, a 24 projetos localizados no Ribatejo e no Alentejo, num investimento superior a 6,8 milhões de euros.

Os projetos que abrangem as áreas do Autocaravanismo, Turismo Literário, Praias Fluviais Estações Náuticas, Enoturismo e Recursos endógenos envolvem um incentivo de aproximadamente 4,3 milhões de euros. A lista inclui 8 projetos da rede de Turismo Literário do Alentejo, com um investimento total de 2 milhões de euros e um financiamento de 1,3 milhões de euros.

São registados também 4 novos projetos da região do Alentejo dedicados à rede das Áreas de Serviço de Autocaravanas (ASA), com um investimento de 650 mil euros e um financiamento de 365 mil euros.

Destaca-se ainda o projeto dedicado à valorização, promoção e projeção do património nacional e internacional da Tapeçaria de Portalegre, com a implementação do plano estratégico contemplando a dimensão académica, artística, patrimonial e comercial das Tapeçarias. Este projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Portalegre tem um investimento de 420 mil euros e um apoio de 294 mil euros.

Também se assinala o projeto integrado Casa Museu/Prémio Literário/Bolsa de Investigação – Ruy Belo, em Rio Maior, envolvendo um investimento de 525 mil euros e um incentivo de 300 mil euros.

O 2.º aviso do Programa Valorizar recebeu 352 candidaturas, num total de 100 milhões de euros de investimento. Regista-se a aprovação de 85 candidaturas, num total de 14 milhões de euros.

Sobre o Valorizar

O Programa Valorizar foi criado em 2016 com o objetivo de promover a contínua qualificação do destino turístico Portugal, através, nomeadamente, da regeneração e reabilitação dos espaços públicos com interesse para o turismo e da valorização do património cultural e natural do país, promovendo, de igual modo, condições para a desconcentração da procura, para a redução da sazonalidade e, assim, para a crescente criação de valor e de emprego.

O Programa Valorizar, dinamizado pelo Turismo de Portugal, IP, já financiou até ao momento mais de 700 projetos, envolvendo um investimento de 155 milhões de euros e um incentivo de superior a 100 milhões de euros.


in Portal do Governo

2020-09-29

 

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030