Secretaria Geral

Novo pacote de apoios da União Europeia terá mais 20 mil milhões de euros

Novo pacote de apoios da União Europeia terá mais 20 mil milhões de euros

O Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, afirmou que o novo pacote plurianual da União Europeia (UE) para os próximos sete anos, entre 2021 e 2027, «não será inferior a 20 mil milhões de euros».

Na apresentação das contas dos apoios disponibilizados pelo Governo às empresas, para fazer face à pandemia, no âmbito do «Portugal 2020», em Nelas, o Ministro destacou as «dinâmicas positivas das empresas da região», onde os empresários mostram a sua resiliência, «porque apesar, do vírus ainda andar por aí, só falam em investimento e futuro».

Na sequência do Conselho Europeu, realizado no dia 19, Nelson de Souza referiu que vai haver um plano de recuperação e resiliência com «uma dimensão significativa», apesar de o «seu volume certo e preciso ainda ser uma matéria que está em discussão».

Nelson de Souza afirmou também que «a partir de janeiro de 2021, teremos condições para definir regras e apresentar os apoios, mas muito antes disso, temos de discutir na nossa sociedade o que é que queremos ser no futuro e quais são as nossas prioridades», pelo que «é muito importante chegar a um consenso» na sociedade.

O Ministro explicou ainda que o apoio financeiro vem associado a «três grandes prioridades da UE, sendo que duas delas já são prioridades nacionais, como é o caso da transição digital e da ação climática e transição energética».

Quanto à terceira prioridade - a da «autonomia europeia» no que diz respeito à produção - Nelson de Souza disse que, «mais do que uma linha estratégica, constitui oportunidade» decorrente da pandemia que ainda se vive.

«É a necessidade da consolidação da autonomia estratégica da UE em torno da garantia de sermos, no espaço europeu, capazes de assegurar a nossa sobrevivência enquanto espaço forte e competitivo, e como tal independente, sobretudo em contextos de crise de âmbito mundial», acrescentou.

in Portal do Governo

2020-06-22

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030