Secretaria Geral

Novo programa de 10 milhões de euros para as empresas do turismo

Novo programa de 10 milhões de euros para as empresas do turismo

O Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, anunciou que a Portugal Ventures vai lançar um novo programa Turismo + Crescimento de 10 milhões de euros para financiar as empresas do turismo, no discurso de abertura da primeira edição da conferência VisitPortugal, que precede a Bolsa de Turismo de Lisboa.

Costa Silva afirmou que é necessário dar escala e especializar as empresas do setor, para que consigam competir nos mercados externos, pelo que o novo programa tem como objetivo apoiar a capitalização das empresas, para promover crescimento, inovação e expansão, e também ajudar à sua consolidação.

«Muitas vezes, pequenas empresas quando se associam, [...] podem diminuir custos, ganhar escala e competir nos mercados internacionais», afirmou.

O Ministro lembrou que as receitas turísticas de 2022, que alcançaram os 22 000 milhões de euros, fruto «da excelência das empresas», com a «contribuição extraordinária» do Turismo de Portugal, recuperando dos efeitos da pandemia mais rapidamente do que era estimado.

Lamentando que haja «muita gente no País que ainda não compreendeu a importância que o setor do turismo tem para a economia nacional», acrescentou que «os problemas do nosso País só se resolvem criando mais riqueza e quem cria riqueza são as empresas, os empresários, os trabalhadores».

O objetivo é alcançar 27 000 milhões de euros em receitas do turismo até 2027 para o que é preciso aumentar a internacionalização e o valor, ou seja, atingir mercados mais exigentes e com maior poder de compra, crescer no interior do Continente e apostar nas transições climática e digital, disse o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

 

in Portal do Governo

2023-02-28

 

 

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030