Secretaria Geral

Portugal recebe 126 milhões de euros de financiamento dos EEA Grants

Portugal recebe 126 milhões de euros de financiamento dos EEA Grants

Portugal recebe 126 milhões de euros até 2028 do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – os EEA Grants - para programas de economia azul, ambiente, cultura, combate à violência doméstica, e sociedade civil, em regime de cooperação com a Noruega, Islândia e Liechtenstein.

Na cerimónia de assinatura do memorando de entendimento no Campus XXI, Portugal esteve representado pelo Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, pelo Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Gonçalo da Cunha Pires, pela Secretária de Estado Adjunta, da Juventude e da Igualdade, Carla Rodrigues e pelo Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro.

Os países financiadores estiveram representados pela Embaixadora da Noruega em Lisboa, Hanne Brusletto, e pela Embaixadora da Islândia em Paris, Unnur Ramette. Presente na assinatura do acordo esteve a Unidade Nacional de Gestão, coordenada por Maria Mineiro e representantes da gestão do Mecanismo Financeiro, bem como operadores e parceiros dos Programas.

"Hoje celebramos um novo ciclo de cooperação entre Portugal, Noruega, Islândia e o Liechtenstein. É o dia em que reafirmamos as excelentes relações bilaterais entre países que partilham valores comuns. Os EEA Grants representam para Portugal uma aposta na inovação, no desenvolvimento sustentável e numa sociedade mais justa e inclusiva. Com uma dotação total de 126M€, para um período até 2028, este mecanismo irá contribuir para financiar projetos em quatro áreas temáticas prioritárias: crescimento azul; ambiente; cultura e combate à violência doméstica e de género, incluindo esta última, projetos ligados à justiça", sublinha o Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis.

Através deste financiamento do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu serão ainda alocados 10% da dotação total a um fundo para apoio à sociedade civil. Está ainda contemplada uma dotação para apoio a iniciativas bilaterais que estreitem as relações económicas, sociais e culturais entre os países envolvidos. Do montante total, 6.282.070 euros deverão ser para projetos relativos a desafios em Portugal que resultem da invasão da Ucrânia.
 
A assinatura do novo Memorando marca o início de mais um ciclo de cooperação sólida com a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, centrado em áreas fundamentais para o reforço da inovação, da competitividade e da sustentabilidade em Portugal, afirma Maria Mineiro, Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão dos EEA Grants. "Com um aumento significativo da dotação financeira em áreas estratégicas para Portugal, será possível intensificar o impacto dos programas, reforçar a sociedade civil, promover a inovação e responder a desafios emergentes. É uma responsabilidade que assumimos com determinação, foco nos resultados e compromisso público".

Portugal, que é beneficiário dos EEA Grants há mais 30 anos, é o quarto país a assinar este acordo depois da Polónia, Estónia, Eslováquia. Serão 15 no total, com a Lituânia, Croácia Bulgária, Chipre, República Checa, Grécia, Hungria, Letónia, Malta, Roménia e Eslovénia.  No âmbito do último mecanismo, a dotação financeira para Portugal foi de 102,7 milhões de euros e foram apoiados 530 projetos.

Os EEA Grants tiveram início em 1994 depois de, em 1992, através do Acordo do Espaço Económico Europeu (EEE), Noruega, Islândia e Liechtenstein terem-se tornado parceiros dos Estados-Membros da União Europeia no mercado interno.

Como forma de promover o reforço das relações económicas e comerciais, as partes deste Acordo estabeleceram um Mecanismo Financeiro através do qual aqueles três países passaram a apoiar financeiramente alguns os Estados-Membros, entre os quais Portugal.

 

in Portal do Governo

 

 

 

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Fundo Azul
  • Portugal 2030