Secretaria Geral

Relatório TCE - Capital de Risco da UE para as PME

Relatório TCE - Capital de Risco da UE para as PME

O Tribunal de Contas Europeu  (TCE), divulgou o Relatório Especial n.º 17/201 sobre as intervenções da UE geridas de forma centralizada para capital de risco.

Segundo o documento, entre 2014 e 2022, a Comissão Europeia deverá atribuir mais de 3,3 mil milhões de euros para apoiar investimentos em empresas em fase de arranque inovadoras através de fundos de capital de risco.
 
O capital de risco é um catalisador para a inovação, a criação de postos de trabalho e o crescimento económico. Há mais de 20 anos que a Comissão concede capital de risco às PME para melhorar o seu acesso ao financiamento, para as ajudar a lançar os seus negócios e para promover um ecossistema de capital de risco sustentável a nível da UE. Mediante investimentos canalizados através do Fundo Europeu de Investimento (FEI), a Comissão disponibilizou 1,7 mil milhões de euros a 140 fundos e, até meados de 2018, já tinha desembolsado a empresas mais de metade desse montante.
 
O TCE examinou as seis intervenções geridas de forma centralizada mantidas pela Comissão desde 1998, que são financiadas a partir de vários domínios orçamentais, como as empresas, a indústria e a investigação, entre as quais a vertente PME do FEIE. Avaliou se a Comissão tinha utilizado devidamente os seus instrumentos, se o FEI os tinha aplicado de forma adequada e se tinham atraído investidores públicos e privados.



Fonte: TCE

 

 

 

 

 

 

  • Recrutamento
  • Canal Denúncias
  • -
  • Eventos SGE
  • Portugal 2030