
UNCTAD – "Digital Economy Report 2019"

O relatório das Nações Unidas ‘Digital Economy Report 2019’, que analisa o fluxo, os dados e os valores na economia digital global, salienta o fosso existente entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento com uma concentração muito elevada da economia digital nos Estados Unidos e na China.
Segundo este documento da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), os Estados Unidos e a China são responsáveis por 75% de todas as patentes relacionadas com a tecnologia blockchain, 50% dos gastos globais na Internet das Coisas (IoT), mais de 75% do mercado de cloud e 90% do valor de capitalização de mercado das 70 maiores empresas de plataformas digitais do mundo. Já os países da África e da América Latina estão muito pouco desenvolvidos em termos digitais.
“Precisamos de trabalhar para combater o digital divide. Mais da metade do mundo tem acesso limitado ou inexistente à Internet e a inclusão é essencial para a construção de uma economia digital que traga resultados para todos”, refere no relatório o secretário-geral da ONU, António Guterres.
O relatório dá especial atenção à evolução dos dados e às plataformas digitais, considerados os principais fatores de criação de valor na economia digital. Assim, o tráfego IP verificou um crescimento dramático: em 1992 era de cerca de 100 GB por dia, em 2017 passou para mais de 45.000 GB por segundo.
Mais informações em UNCTAD